IEME Brasil monta laboratório para homologação de componentes ferroviários

IEME Brasil monta laboratório para homologação de componentes ferroviários

Por: Redação Webtranspo

Em parceria com o Laboratório de Estruturas da Escola de Engenharia da USP São Carlos, a IEME Brasil Engenharia Consultiva está montando um laboratório de homologação de componentes metroferroviários de vias permanentes. Segundo a empresa, a homologação é um procedimento destinado a atestar se os componentes de determinado fabricante atendem aos requisitos técnicos e de qualidade.

No geral, o produto é submetido a condições reais de utilização para avaliar seu desempenho. No local, serão testados materiais elastoméricos e componentes de vias permanentes, como fixações, AMVs – aparelhos de mudança de vias e dormentes. No caso dos componentes de vias permanentes metroferroviárias, os testes são estabelecidos por órgãos normativos nacionais e internacionais.

“O laboratório será o primeiro do Brasil a realizar ensaios estáticos e dinâmicos definidos em normas técnicas internacionais em materiais para atenuações de vibrações em vias metroferroviárias, testes esses antes feitos apenas fora do País”, conta Marco Juliani, engenheiro e diretor da IEME Brasil.